Sou contra à escola infantil em tempo integral, baseada no fato de que crianças precisam de base, mais conhecida como família. E a família, que aqui me refiro, engloba, além dos pais, também os avós, tios e primos. Todos são importantes para o desenvolvimento afetivo e cultural da criança.
" Nada como o amor, a companhia e o convívio familiar para a criança crescer segura e feliz".
A escola muitas vezes é uma grande propagadora de traumas e angústias infantis.
Nenhuma Instituição, seja ela pública ou privada se compara ao bom convívio familiar principalmente na primeira infância.
A Instituição é cheia de regras e privações, que nenhuma criança deveria sofrer antes dos 6 anos..
Sou professora da Faculdade de Educação da PUC-SP, e afirmo que, embora exista a oferta de escola de tempo integral para crianças de todas as idades, as muito pequenas podem ficar cansadas com o excesso de atividades.
O ideal seria a criança ir para a escola a partir dos dois anos. Mas com os pais trabalhando fica difícil, então acabam colocando a criança na creche antes disso.
Na minha avaliação, porém, até uns cinco ou seis anos a criança deveria ficar na escola somente " meio período”, afirma.
A primeira infância deveria ser mais livre, tranquila e cheia de cuidados, pois já basta que a partir dos 6 anos o ser humano passará muito tempo da sua vida Institucionalizado.
Maria A.B.Carneiro