Somos Anjos e Mestres!
Todos nós sabemos alguma coisa que alguém, em algum lugar, precisa aprender e, por vezes, nós mesmos recordarmos.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"Adolescentes Sem Atitude"!!!


Não é regra... Mas as atitudes dos adolescentes estão deixando as pessoas assustadas.
Parecem desconectados da realidade, agem sem interesse e são descompromissados, estão quase sempre desligados.
Por que estou abordando isso?
Passeando com uma adolescente, tivemos necessidade de verificar um endereço, como não conhecíamos o lugar precisávamos de orientação para achar o endereço correto.
Confiante na adolescente que está fazendo o Ensino Médio apostei que teria conhecimento dos aspectos geográficos básicos, para saber andar em uma cidade, bairro ou lugarejo.
Para minha surpresa a adolescente não foi capaz de localizar o itinerário que precisávamos fazer mesmo com o mapa que o meu sobrinho havia feito... Ela não conseguiu decifrar os rabiscos que estavam no bilhete o que chamamos de mapa.
Então fiquei pensando, o que esses adolescentes estão estudando no Ensino Médio, que tem como finalidade preparar para a vida?
Será que os adolescentes estão na fase de serem preparados para a vida?
Será que a escola não está sonegando o direito que o adolescente tem de curtir a vida, a fase, os amigos, o grupo?
Vejo certo desinteresse dos adolescentes frente às atitudes corriqueiras que precisam ser trabalhadas pela família e pela escola, mesmo com o universo de possibilidades de informações, ajuda e colaboração, em muitos casos são informações duvidosas, sem detalhes, expressando uma orientação aleatória, desprovida de fundamentação teórica, ou seja, de conhecimento construído na escolarização.
A postura da adolescente provocou a seguinte indagação:
Como um adolescente utiliza os conhecimentos escolares frente a uma situação problemática?
O que é o conhecimento formal para um adolescente?
Essa pergunta nasce da necessidade de entender como um adolescente visualiza a relação do conhecimento escolar com as necessidades práticas da vida do próprio adolescente.
Partindo desse pressuposto, a escola ocupa um espaço sem muito significado para o adolescente, parece que a escola ensina coisas totalmente fora do contexto da vida deles, ou seja, o conhecimento escolar não significa muito para eles, parece que serve apenas para o vestibular. Em muitos casos, eles não sabem colocá-los em ação, na hora que precisam. Parece que esse conhecimento só tem utilidade enquanto estão na escola se preparando para o Enem, não são associados à realidade.
Percebi que os adolescentes estão realmente desconectados da realidade, não estão preparados para a vida, apesar de saberem utilizar as tecnologias como ninguém, mas, reconstruir conceitos a partir dessas informações e transformá-los em conhecimento parece ser muito difícil para eles.
O Ensino Médio não prepara o adolescente para saber localizar o espaço geográfico, orientar o tipo de transporte que precisa utilizar como explorar uma visita ao museu, essas são atividades básicas e primárias do conhecimento...
Parece coisa pequena, insignificante, porém, bastante relevante.
Ainda falando sobre a adolescente, ao passear por um museu, entramos e tínhamos que pagar a entrada, então perguntei, onde estava sua carteira de estudante?
O que lhe dava o direito ao desconto de 50% do valor do ingresso, então ela me disse, que esse documento não tinha importância, portanto não levou junto com os demais documentos.
Espantei-me com a colocação da adolescente, firme na teimosia, disse não saber que era preciso usá-lo. Pelo que sei, segundo a tradição escolar a carteira de estudante é a identidade do aluno.
Se o estudante não conhece a importância que tem um documento de identidade estudantil, ou seja, um documento que mostra a ocupação da pessoa no momento, e também oferece benefícios, então, a escola precisa rever suas orientações.
Quem entra na escola não pode sair dela sem saber que tem identidade estudantil. Dominar conteúdos, informação e internet não são suficientes para a formação dos adolescentes, precisamos ensinar os estudantes a saberem fazer a articulação entre teoria e prática de vida.
Então onde está o Ensino Médio que constrói a identidade do adolescente?
Onde está a escola necessária para a vida dos adolescentes?
De quem é o papel de orientar sobre a importância de um documento de identidade para o estudante? A família? A escola?
Uma coisa eu percebi... Os adolescentes, estão com pouca iniciativa, muita informação em idiomas e internet, grupos, tribos, porém suas as atitudes são desprovidas de desenvoltura, de interesse de curiosidade, parecem agir como robôs programados para fazer só que lhes interessa.


Iza Aparecida Saliés