Somos Anjos e Mestres!
Todos nós sabemos alguma coisa que alguém, em algum lugar, precisa aprender e, por vezes, nós mesmos recordarmos.

domingo, 6 de janeiro de 2013

"Pare para Pensar"!

Pare para pensar...É difícil compreender o real valor desta pequena expressão em uma sociedade como a nossa. É difícil perceber o quão importante "parar verdadeiramente para pensar" pode ser para cada um de nós, o quanto isso pode afetar a nossa visão sobre as coisas, sobre o mundo e sobre nossos comportamentos e objetivos.
Isso porque, pensar, atualmente, é realmente difícil. Há toda uma estrutura social que nos impede, que nos força a uma vida corrida, em que muitas vezes não podemos de fato escolher o caminho que queremos seguir, apenas tomamos as decisões mais apropriadas para que tenhamos um bom trabalho, para que tenhamos o nosso dinheiro, para que passemos em um vestibular ou em um concurso. E no pouco tempo que nos resta, quando já estamos cansados e esgotados por causa do estresse do dia-a-dia, entra em "jogo" a "sedução" do consumo, dos objetos de consumo, especialmente aqueles voltados para o entretenimento, como filmes, seriados, novelas e até mesmo livros.
De algum modo, estamos sempre em atividade, em movimento, mesmo quando estamos "parados". Quando não há o estudo ou o trabalho para ocupar a cabeça, "descansa-se" por intermédio da imersão no mundo do entretenimento. É um modo de descansar, mas também de evitar o pensamento, que às vezes pode ser doloroso, já que vivemos em uma sociedade com muitos problemas; sociedade que às vezes nos força a viver de um modo que não queremos - e pensar sobre isso pode, sim, como já ressaltado, ser doloroso.
Então nos anestesiamos. E se evita assim a reflexão - e sem reflexão não há mudança, nem evolução pessoal. Faça um exercício rápido e tente imaginar quando foi a última vez que você parou realmente para pensar. Quando ficou pelo menos uma hora se dedicando a apenas pensar sobre as coisas, sem mexer no celular, sem checar mensagens, sem navegar na internet, sem jogar algum jogo ou assistir televisão? Na maioria das vezes, posso apostar que a resposta é "nem me lembro" - ou que esse momento de reflexão não aconteça assim com tanta frequência.
Pois é. É assim mesmo. Esse é o mundo em que vivemos, é a sociedade em que vivemos. Ela nos molda assim, quase nos força a isso. Mas nós podemos ser um pouco rebeldes, afinal, um pouco de rebeldia é sempre bom. Podemos "parar para pensar", sempre que possível. Até porque, muitas vezes, é essa parada que nos permitirá ver que algumas decisões que tomamos não são tão acertadas - ou que até não fazem o menor sentido. É essa parada que nos faz notar que poderíamos ser mais atentos a algumas pessoas, mais abertos a amigos e familiares, mais engajados em projetos sociais e etc...
Enfim, por mais doloroso que seja, pensar faz bem, muito bem, e deve se tornar um hábito geral para que um dia possamos nos tornar pessoas melhores e, como consequência, possamos também construir uma sociedade mais humana e mais igual.

Portanto, sempre que puder, pense: não deixe simplesmente o mundo te levar.



Leonardo Schabbach