Somos Anjos e Mestres!
Todos nós sabemos alguma coisa que alguém, em algum lugar, precisa aprender e, por vezes, nós mesmos recordarmos.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Quem Não Tem Amigo... É Quem Viaja Sem Bagagem"!!!

Tem uma história engraçada que gosto de contar. É mais ou menos assim...
Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o bicho enorme, se jogou no chão e se fingiu de morto. O urso aproximou-se do sujeito e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava "morto", foi embora. Aí, o outro amigo começou a descer da árvore e perguntou: “O que o urso estava cochichando em seu ouvido?” Daí, o danado respondeu: “Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo”. Moral da história?!  Nem precisa, né?!
O que quero mesmo é falar de amizade, amigos... Alguém já se perguntou: pra que serve um amigo?! Eu respondo: pra qualquer coisa, menos pra nada.
Ter amigos não é fazer coleção, como no Facebook. Ali é colegagem, conhecidos, desconhecido e afins. Eu mesmo digo para os meus “amigos reais”, na balada, para me darem licença que eu quero conhecer os meus amigos do Face. Mas a verdade é que, como diria o “Pequeno Príncipe”: “Tive um amigo. Um número considerável”. Amo e acredito nisso desde de pirralho, quando li o livro fofo.  E eu já ouvia Milton Nascimento cantar que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.
Depois, muito depois  eu li "A Identidade" de Milan Kundera, que dizia que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. E mais: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. E hoje tudo isso faz mais sentido, principalmente porque, às vezes, somos nós os nossos próprios inimigos.
Oscar Wilde é outro que tem um dos textos mais incríveis sobre amizade...
“Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que ‘normalidade’ é uma ilusão imbecil e estéril”.
Um amigo deve rachar nosso juízo, não só a conta do bar. E eu não tô falando de “amigo” de farra, nem dos “amigos malas” que nunca se tocam, porque “o mala” não se toca nunca, né?! Aliás, como disse a pouco, de outro jeito: amigo tem que ser contado no dedo (dos pés nunca). E se você usar as duas mãos, sei não... Já tá contando com sua rede social...
Machado de Assis fala, também, algo lindo sobre amigo que é feito oração, de tão bela... “Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende! Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão!”
Em outras palavras, amigo é cumplicidade.
Outro dia, no meio daquelas horas íntimas e únicas com uma de minhas melhores amigas (tenho a sorte de ter todos os dedos de uma mão), ela me veio com essa... “Quando você estiver triste, eu vou te deixar bebaço e te ajudar a planejar uma vingança contra o fdp que te deixou assim. E quando você me olhar meio de esquerda, eu vou  enfiar o dedo na sua goela e te fazer pôr pra fora o que estiver te engasgando”. Achei de uma dignidade e de uma poesia bruta tão linda que fiquei mais louco por ela. A gente só não casa pra não estragar a amizade.  Mas “tamo  junto” aí pra tudo!
Amigo é isso, racha a cuca, lembranças, culpas e segredos. Amigo divide com você: tempo, ombro, experiência e mudanças. Amigo empresta até livro (coisa que não se deve), copia CD e filme. Amigo compartilha. Amigo curti,  “descurti” e discuti. Amigo perdoa. E sabe sua hora, seu momento. Entende o bina que você deve e pode usar, porque sabe que você vai retornar a ligação quando puder. Amigo chega sem cerimônia, com toda a educação: tem a senha, a chave do seu coração, mas não chega em sua casa sem avisar. Amigo entende seus limites e respeita, porque isso é a base de qualquer relação.
Um amigo não pega carona com você. Ele só vai junto. Entra no seu mundo e você no dele e entende que a geografia, o tempo e o espaço podem ser saudade. E saudade é falta. Amigo sente falta. Amigo não é metade de nada. É pedaço de tudo. Amigo vai, mas volta.
Amigo magoa, e você perdoa: coisas que acontecem só com quem se ama. É bate e volta. Amigo tem vida própria e você também.  Mas nos melhores momentos de sua vida é com  você que ele quer estar. Quando não pode, é você que está em sua cabeça.  Amigo é aquela pessoa que te faz único, mesmo não sendo. E no réveillon é com você que ele quer dançar!
E mesmo sabendo de tudo o que um amigo é capaz, a gente ainda pode se surpreender. E é a única surpresa que podemos querer ter na vida, além de ganhar na Mega Sena, é um amigo melhor que a gente, porque faz de nós melhor do que somos: o que é lucro e sorte ganha!
Se toda relação tem uma forma de interesse, e isso é óbvio, a de amigo é nítida... Você!


Alex Palhano