Somos Anjos e Mestres!
Todos nós sabemos alguma coisa que alguém, em algum lugar, precisa aprender e, por vezes, nós mesmos recordarmos.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

"Brasil com Zelo"!!!

Sabe anda muito difícil ter vontade de escrever sobre esse país.
Você liga a televisão (aberta) e só vê programações de péssima qualidade e jornais sensacionalistas.
Não existe um veiculo que informe com qualidade e isenção.
Jornalistas são formadores de opiniões, mas será que a maioria deles têm publico alvo para atingir?(Não generalizo, mas a TV em seu horário diurno e vespertino não diz a que veio).
O povão tá mesmo interessado em saber sobre nossa economia e politicas desenvolvimentistas?
Na real, acho que a maior importância hoje esta sendo dada para a conclusão dos estádios e se o Felipão vai ou não arrumar um esquema tático para seleção.
A prova do ENEM com receita de miojo e com a citação do Hino do Palmeiras não ecoou como deveria, a transposição do Rio São Francisco não afeta o Sudeste, a questão dos royalties não importa se vai ficar com os Estados atuais ou se serão distribuídos equitativamente para os demais Estados, somos ou não uma federação?
E com essa imprensa que só faz barulho enquanto o IBOPE esta em níveis por eles desejados a coisa ainda flui, mas assim que o fato perde o interesse tudo caí no esquecimento.
Quando será que esse país terá voz ativa novamente nas ruas, hoje está tudo muito comodo.
Todo mundo grita e fica atrás do muro, ninguém põe a cara à tapa. Para ser justo o único que colocou a cara a tapa foi o Min. Joaquim Barbosa o qual liderou uma explosão ética dentro do STF. Será que assinar petições pelas redes sociais geram algum efeito?
Herança dos anos de chumbo, do governo das casernas.
Sempre entendi que nossa transição politica do regime militar para o democrático foi um processo muito rápido. Uma constituinte expressa (no sentido de rapidez) gerou (outorgou uma Constituição) muito avançada para esse país, que por anos a fio vinha sendo corroído por politicas econômicas inflacionarias, sistemas educacionais públicos sucateados,e o pior recepcionou leis ordinárias da primeira Medade do século XX, quanta insensatez!
E o que herdamos disso, uma enchurrada de medidas provisórias e emendas constitucionais (essas não de cunho social, mas sim de cunho politico, para satisfazer anseios particulares ou angariar votos superconvenientes). Nosso sistema politico então uma verdadeira balburdia (pluripartidarismo) tem dinheiro para tudo isso? O povão sabe o porque de tantos partidos, tem eles a ideia de um sistema bipartidário?
Sim, continua a herança militar de não deixarem os fortes se juntarem para criar um sistema politico forte e adequado, assim não se cria uma filosofia um programa politico e ideológico coeso.
A maioria de nossos políticos não são vocacionados e tão pouco preparados ideologicamente para tal mister. Usam a máquina simplesmente para enriquecer a si próprios e grupos interessados em surrupiar o dinheiro público. Se isso não se denomina MÁFIA, não sei qual nome Tupiniquim a dar.
Tenho sim a convicção de que a democracia ainda é a melhor filosofia politica que há, porém o grande defeito dela é a lentidão das decisões. Perde-se muito com essa letargia!
Às vezes penso utopicamente sobre a aplicabilidade de uma timocracia, talvez no atual cenário politico que vivenciamos seria o melhor para nossa administração federal.
O meu desejo nesse breve texto é produzir um debate, pelo menos entre nós internautas em viabilizar um movimento mais forte e fiscalizatório sobre nossos representantes, que possa ser um vetor de aproximação entre nós mais afortunados (na acepção de termos acesso digital) para podermos não ficar dependente apenas de mídias televisivas ou rádio frequenciais.
O nosso guardião da Constituição pode ser preparado mas não mágico para colocar Ordem e Progresso na velocidade que precisamos para dar um futuro pelo menos de paz para nossos herdeiros.
O governo fala que estamos caminhando bem, mas quem o está pressionando? Quem é nossa atual oposição?



Vânder Herrera.